ARTIGO - Liderança: bibliografia comentada

Eu adoro livros. Não consigo viver sem eles. Em especial estes que indiquei têm sido guias recorrentemente pesquisados. Talvez você seja como eu, por isso esteja interessado nessa lista.

 

Porém, gostaria de lembrar que livros são apenas uma forma que tomar contato com ideias, conceitos e experiências, que outras pessoas viveram. Se queremos realmente desenvolver e testar nossa liderança, temos que nos colocar à prova.

 

Aí vão minhas sugestões:

 

The Power of Servant Leadership - Robert Greenleaf

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/POWER-OF-SERVANT-LEADERSHIP-THE/218562

Este é o livro para quem quer entender de onde veio o conceito original popularizado pelo "O Monge e o Executivo".

 

Emotions of Normal People - William Marston

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/EMOTIONS-OF-NORMAL-PEOPLE/11034588

Marston, além de psicólogo famoso por ter criado o modelo DiSC, também foi um inventor, feminista e escritor, tendo criado a personagem Mulher Maravilha. O livro descreve suas descobertas e a criação do modelo DiSC. Apesar de ter um preço salgado (R$ 118,00, na ocasião em que escrevi a lista), vale a pena ler a base da teoria mundialmente conhecida.

 

People Smart - Tony 'Allessandra

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=1329552&sid=62497117114428690939190960

Este livro revisita o modelo DiSC, apresentando muitas dicas sobre como melhorar as relações interpessoais no trabalho, na família etc. A Blanchard Intl. utiliza este modelo em seus programas, tendo desenvolvido uma ferramenta própria. 

 

Descubra seus Pontos Fortes - M.Buckingham e Donald Clifton

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/DESCUBRA-SEUS-PONTOS-FORTES/2459587

Com uma linguagem simples, "Descubra seus Pontos Fortes" revela o ponto de vista do Dr. Clifton, pai da psicologia dos pontos fortes, sobre a questão dos talentos, sem perder a profundidade do tema. A pesquisa de mais de 30 anos do GallupConsulting baseada neste conceito é uma dimensão nova dentro do tema dos talentos, surpreendentemente ainda pouco conhecida, em especial no Brasil.Uma visão diferente e inspiradora para lideres e liderados.

Strength Based Leadership - Tom Rath

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/STRENGTHS-BASED-LEADERSHIP/2557173

Outro livro da editora do Gallup, baseado no mesmo conceito dos talentos do Dr Clifton. O autor explora como um bom líder pode potencializar seus resultados, aproveitando o talento natural dos liderados, ao invés de tentar mudá-los.

 

Liderança de Alto Nível - K.Blanchard e outros

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/LIDERANCA-DE-ALTO-NIVEL-COMO-CRIAR-E-LIDERAR/5103666

É um manual com todos os principais conceitos criados por Blanchard e sua equipe, tendo como destaque a teoria da Liderança Situacional. Aborda não só o nível da liderança um - a - um mas também de equipes e organizações.

O Gerente Minuto – K.Blanchard e Spencer Johnson

http://www.livrariacultura.com.br/PROFISSIONAIS/(S(cv0bemjthkmcjn45jins42mi))/DetalhesLivro.aspx?nitem=53071

Um livrinho bem gostoso de ler, na forma de fábula moderna, em que os autores explicam com o a Liderança Situacional funciona, na prática. Um boa introdução.

 

O Verdadeiro Poder – Vicente Falconi

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/VERDADEIRO-PODER-O/15007090

Professor Falconi ficou famoso por difundir no Brasil os princípios do modelo japonês de gestão da qualidade, no começo dos anos 80. Seus cursos e seu trabalho influenciaram toda uma geração de empresários, tendo muitos fãs (como Jorge Gerdau, por exemplo). Neste seu último livro, ele vai além da discussão da qualidade, para abordar o papel dos líderes para o sucesso organizacional.

 

Charles Handy - Robert Heller

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/CHARLES-HANDY/3053545

Considerado por muitos como o Peter Drucker europeu, Handy abordou temas muito variados, que vão de cultura organizacional à evolução do mundo do trabalho, das carreiras ao desenvolvimento organizacional e liderança. Sua obra é tão variada e vasta que é difícil resumir em poucas palavras. Por isso a indicação aqui é por uma coletânea em formato pocket, que fala um pouco sobre cada um dos seus principais conceitos. Depois de lê-la, você poderá escolher em que se aprofundar.

 

O Nascimento da Era Caórdica - Dee Hock

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/NASCIMENTO-DA-ERA-CAORDICA/3040097

Dee Hock foi fundador e o primeiro CEO da Visa, apesar de não ter sido seu dono, no sentido em que o termo "fundador" é utilizado na maioria das vezes. Ele inaugurou um modelo de negócio completamente novo, onde a colaboração e a co-criação deram seus primeiros passos. Foi talvez o primeiro a compreender o que hoje chamamos de mundo wiki. Neste livro ele conta a história do nascimento da Visa, ao mesmo tempo em que descreve sua filosofia de trabalho, seu aprendizado com bons líderes e suas inquietações sobre a relação entre líderes, liderados e o mundo do trabalho.

 

Mentes que Mudam - Howard Gardner

Psicólogo, Gardner ficou famoso por conceituar e estudar o fenômeno das inteligências múltiplas. O livro tráz a aplicação deste conceito para o mundo corporativo, em especial na capacidade de comunicação e influência dos líderes, para promover e sustentar mudanças.

 

Gestão - Peter Drucker

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/GESTAO/5100314

Este é outro autor difícil de descrever. Produziu uma obra tão vasta e variada que qualquer tentativa de defini-lo seria um crime. Entre seu primeiro livro (1939) até o seu último (2005), Drucker conseguiu captar todas as mudanças num período frenético no mundo dos negócios, que vai da 2a Guerra até o boom da globalização. Quebrou paradigmas da gestão e contribuiu para que a liderança retornasse a seus princípios fundamentais, centrados na eficácia e na objetividade.

 

Líderes - Warren Bennis

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=75403&estat_id=0&sid=7102811921672507215437460

Warren Bennis, junto com Chris Argyris (entre outros), ficou famoso como um dos precursores do movimento do DO - Desenvolvimento Organizacional, que fez muito sucesso entre os anos 70 e 80. O DO difundiu a ideia de que as organizações são organismos vivos, que precisam criar uma comunicação ativa com o meio que os cerca para que não se tornem obsoletos. O livro da indicação é uma visão ampla da liderança, que extrapola o ambiente empresarial. Apesar dos exemplos citarem muitos políticos americanos dos anos 80 (o livro foi lançado em 1988), vale pela forma inspiradora com que descreve a essência da liderança.

 

The Leadership Pipeline - Ram Charan

http://www.academy.clevelandclinic.org/Portals/40/LeadershipPipeline.pdf

Ram Charan é um prestigiado consultor e autor de diversos obras na área de gestão e liderança. Tem assessorado nomes famosos como o ex - CEO da GE Jack Welch e empresas líderes como a Colgate e a Ford. Este foi o único autor que me dei o direito de indicar 03 vezes. Ele é moderno e concilia bem a questão da liderança com as questões práticas da gestão, menos filosófico e mais "pé no chão". 

Leadership Pipeline saiu primeiro na forma de artigo (disponível no link em em formato PDF), apesar de depois ter sido lançado em como livro. Ram Charan defende a ideia de que as empresas deveriam ter um processo contínuo de formação de líderes, o que na maioria das vezes não acontece, criando um vácuo e diversos problemas para o crescimento. Além disso, descreve 07 etapas no desenvolvimento dos líderes, com seus desafios e habilidades próprias, abrindo nossos olhos para o fato de que liderança não é um monolito, mas um complexo conjunto de habilidades, que devem ser aprendidas e desenvolvidas a cada etapa

Líder Criador de Líderes - Ram Charan

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/LIDER-CRIADOR-DE-LIDERES-O-A-GESTAO-DE-TALENTOS/2365529

É um livro que mostra porque um líder deve dedicar seu tempo a desenvolver novos líderes, explicando também como deveria fazê-lo.

 

Execução - Ram Charan

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/EXECUCAO/767731

Uma obra que  virou referência para muitos empresários. Trata de um problema endêmico nas empresas: muita iniciativa (planejamento) e pouca "acabativa" (execução). Trata de como fazer com que as coisas aconteçam, por isso o considero uma referência importante, para tirar o assunto do mundo da filosofia trazê-lo para o mundo real.

 

Quiet Leadership - David Rock

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/QUIET-LEADERSHIP/1911135

A técnica de coaching desenvolvida por David Rock, baseada nas descobertas da neurociência, é bem interessante. Através dela, o autor explica como aumentar a eficácia da liderança, focando nas soluções, ao invés de destacar os problemas.

Your Brain at Work - David Rock

A 2a indicação do mesmo autor é um livro que mostra como colocar o cérebro a nosso favor, baseado nas descobertas da neurociência. Uma obra gostosa de ler e muito esclarecedora para quem deseja melhorar a gestão de tempo e a organização pessoal. 

 

Rápido e Devagar: duas formas de pensar - Daniel Kahneman

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/RAPIDO-E-DEVAGAR/30142671

Daniel Kahnemam, premio Nobel de economia por seus estudos no campo da psicologia econômica escreveu um livro brilhante, resumindo seus estudos de uma vida inteira sobre o comportamento humano. É um livro extremamente bem escrito e gostoso de ler sobre como nos enganamos em relação àquilo que chamamos "pensamento racional".

Incógnito: as vidas secretas do cérebro - David Eagleman

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/INCOGNITO-AS-VIDAS-SECRETAS-DO-CEREBRO/29401624

Para quem deseja liderar pessoas, é fundamental compreender como - de fato - o raciocínio, a aprendizagem e o comportamento funcionam.

Previsivelmente Irracional – Dan Ariely

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=2399440

Especialmente para quem trabalha com marketing e vendas, será uma leitura apaixonante e cheia de ideias interessantes.

 

Sincronicidade: o caminho interior para a liderança - Joseph Jaworski

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/SINCRONICIDADE/358939

Tenho muito carinho por este livro. Eu o conheci pela mãos de Maria Elena Johanpeter, fundadora da ONG Parceiros Voluntários e esposa do empresário Jorge Gerdau. O "Dr Jorge" - como o empresário era carinhosamente chamado pelos funcionários do grupo - havia comprado o livro para todos os seus principais executivos. O título remete ao conceito difundido por Jung e é - de fato - um livro que busca as raízes da liderança no nosso inconsciente coletivo e no âmago do elemento humano. Foca no poder transformador dos líderes, para promover as mudanças que o mundo precisa. Não é um livro técnico, mas que nos faz pensar nos "por quês" e "para quês", ou seja, no sentido profundo de liderar.

 

 

Gostaria de terminar esta longa lista com algumas palavras.

 

Aglutinar o esforço das pessoas, motivá-las e engajá-las para que se comprometam com projetos e tarefas que realizam, com coisas que são importantes para elas e não só para a empresa: essa é a essência, o campo de testes, a sala de aula e a prova de fogo da liderança. Espero que você consiga encontrar seu próprio caminho da liderança. É um caminho maravilhoso, que qualquer pessoa pode fazer. Aliás, o mundo espera por nossa ajuda, transformando nosso futuro para melhor.

 

Desejo a vocês muita paz, alegria e realização, como seres humanos completos, e não apenas como líderes.

"And, in the end, the love you take, is equal to the love you make" - The End - The Beatles

Marcelo Egéa

Sócio-Diretor

SerTotal - www.sertotal.com 

Este artigo é propriedade da SerTotal.
Você pode reproduzi-lo, desde que mencione a autoria e insira o endereço do nosso site. 

São Paulo | Brasil 

2018 SerTotal